28
Nov
10

eu acho que todo mundo concorda.

bom dia,

quem acompanha esse blog deve ter notado quantas vezes o post dessa semana foi alterado. é por que o tema é complicado e eu fico um pouco tenso de falar merda. nesse assunto, é muito fácil se sair um idiota…

eu percebi que o problema era tentar usar imagens pacíficas pra falar de um momento de grande violência, e que não adiantava tentar diluir minha opinião com piadinhas e anedotas sofisticadas que criassem na mente do leitor a impressão completa do que o rio é, violencia, idiotice e beleza, tudo junto. eu não sou tão genial.

não vou mais falar sobre a personalidade arrogante e cheia de estereótipos do carioca e outras questões futeis nesse momento. não é hora pra ser o herói rebelde de classe média que critica a opinião geral pra não parecer óbvio…

a gente dá nó em pingo dágua pra nunca ser politicamente incorreto hoje em dia… e é óbvio que o que aconteceu era necessário.

o problema é que no rio de janeiro o crime é uma opção oficial. não é uma coisa tão vergonhosa ser criminoso pra uma pessoa pobre… existe uma micro sociedade que aceita isso e a sociedade maior, também aceita por que “o que é que se vai fazer?” 

aí não é dificil virar bandido…
matar gente é sério… eles estão vendo gente morrer e o povo aplaudir…
é coisa de se pensar…”é eu acho que eles não querem mais…”
esse é meu pensamento.. ser criminoso tem que ser errado.
podem me chamar de fascista…
meu unico medo agora é que o rio de janeiro vire display do poder de fogo do exército toda vez que der uma merda… e isso já tá acontecendo nos jornais. mostrando descrições dos tanques e armas de fogo como se fosse um catálogo da victoria secret pra reacionário.
obrigado pela visita.

4 Responses to “eu acho que todo mundo concorda.”


  1. November 30, 2010 at 11:51 pm

    Com certeza…
    Por mais que os vilões sempre atraiam, como Godfather, Vader, Hannibal e afins, uma coisa é dar uma banana para o super homem bonzinho na hora de comprar um gibi, outra é apertar o gatilho de verdade. Se bandido vira carreira reconhecida, tá tudo errado.

    mudando de assunto no mesmo tema: realmente me assutei também quando uma apresentadora bonitona ficava versando sobre os detalhes dos blindados usados. Sem comtexto nenhum!!! Não era um documentário sobre armas do nat geo ou um globo repórter especial máquinas de matar. Era um bom dia brasil da vida. Bizarro. E olha que eu curto artigos de guerra, jipes militares e o diabo à quatro.

  2. December 1, 2010 at 2:16 am

    Genial! peço licença para postar isso no meu outro blog: http://minimoajuste.blogspot.com
    Na verdade não é meu… é um blog coletivo, com gente do mundo todo, na maioria lusofonos. Se você concorda, dê um reply aqui mesmo. Meus parabéns pelo seu texto.
    Agora, cá entre nós: com tantos Datenas e Ratinhos, só podia dar nisso: a classe média aplaudindo a matança na tv.

  3. December 1, 2010 at 3:00 pm

    valeu calote,
    eu fiz esse post meio pra ser polemico e aí todo mundo concorda comigo,
    eu tava achando que iam me xingar de várias formas… assim não tem graça!

    mas minha análise politica dos fatos é superficial quanto qualquer outra.
    eu também sou da classe média e sou um idiota notório.
    só falei o que eu acho, e pensando mais a respeito, continuo achando a mesma coisa.

    com um detalhe à parte. eu vi hoje no jornal que os policiais estão roubando
    as casas dos moradores… e aí eu pensei que devia adicionar alguns detalhes
    a mais no texto. só que aí não teria fim. por isso o farei aqui:

    eu tava falando sobre umas histórias brabas que uma mulher da cidade de deus
    qu eu conheci na época que botaram a UPP de lá me disse.
    eu perguntei justamente sobre essas paradas, da policia estar abusando do poder,
    se estava, se funcionava, mesmo…
    ela me disse que a unica coisa ruim é que estava um pouco chato lá agora, que
    rolava um baile funk barra pesada, daqueles baixaria alucinante, e agora não
    tinha mais…
    mas que em compensação, antes ela viu um cara pegando fogo, no meio da rua,
    dentro de um latão de lixo. que viu uma mulher enfaixada que nem mumia ser
    jogada viva dentro do triturador de lixo do caminhão da conlurb e se o motorista
    se recusasse a ligar o motor do bicho ele ia também… que era normal achar cabeça
    em lata de lixo…

    tudo isso quem me contou foi uma faxineira, era uma velha, não era uma menina,
    e não foi tipo “ah, que absurdo!” foi tão natural, que eu não duvidei… pode ser
    mentira… mas…

    só que aí aparece essa porra no jornal, de que os policiais estão saqueando as
    casas da vila cruzeiro… casa de favelado duro…

    ou seja. a parada vai ser um ciclo eterno… algum dia o regime policial vai voltar
    a ser um negócio fascista pra caralho, corrupto e furioso e alguma milicia de bandidos
    vai matar todo mundo e vai ficar um pouco melhor pra população de lá.
    aí os bandidos vão perder a mão e começar a matar gente embrulhada em fita no caminhão
    da comlurb e essa dança continua…

    eu acho que é assim que as coisas ficam. eternamente. o ser humano é lixo em essencia.
    por isso a inteligencia é um negócio marailhoso, por que afasta a gente do bicho que
    a gente é. mas usar a inteligencia cansa e é difícil…
    então o equilibrio chega por essa via, de vai e volta… ação e reação… infelizmente.

    principalmente por que a malandragem é parte fundamental da cultura carioca, então
    é assim que tudo vai ficar pra sempre, na minha opinião. meu palpite é que vai baginçar
    de novo depois das olimpíadas (ou da copa, o que vier depois)

    ——————-

    pode usar o que quiser tarde. minha intenção é ser mais famoso que os beatles.

    abraços, meus velhos!


Leave a comment


Archives