24
Apr
12

TIRAS DA PESADA!!

bom dia,

eu já vi muita gente dizer que quadrinho é coisa de criança, mas nunca vi ninguém falar que quadrinho é coisa de tiras (“a casa está cercada de tiras, cambada!!” – de onde tiraram essa gíria? nunca vi a palavra “tira” sendo aplicada na vida real pra falar de policia…) e eu sempre tive essa impressão. até por que no brasil as tiras sempre tiveram nomes populares. henfil, ziraldo, angeli, laerte, fernando gonzales, allan sieber, rafael sica… todo mundo sabe exatamente de quem se está falando quando se diz tira. mas quantas pessoas “normais” sabem quem é o flávio colin?

aí sempre que tem um concurso de tiras, recebo emails de amigos me avisando. “ei dani prepara alguma coisa aí. ó! não perde a data!”. e eu digo “mas eu não faço tiras…”. e vem aquele olhar de reprovação. “como esse cara pensa pequeno… vai ser sempre pobre…” e eu fico degladiando com a tarefa de explicar por que tiras não tem nada a ver com “história em quadrinhos” ou “álbum” ou sei lá o nome que o que eu faço tem… por fim eu desisto e faço o raio das tiras! só pra nego ver que não é a mesma coisa! porra!

e eu sempre tentei fazer tiras, pode até parecer, pelo meu tipo de humor que eu conseguiria fazer a transição. mas mesmo quando se trata de uma página só, o formato de “álbum de quadrinho” me sai muito mais fácil e tem um ritmo muito mais bem resolvido do que uma tira… acho que é como o negócio do bill watterson, brigando pro formato das tiras de jornal de domingo ser mais aberto… eu te entendo bill… ainda que no caso dele o impecilho seja a vontade de variar e não a falta de capacidade, como no meu caso. é muito difícil se fazer entender, ser engraçado e imprimir estilo em 3 quadrinhos. sem repetir um fórmula óbvia, em um formato tão clássico. eis por que admiro quem consegue…

essas foram feitas pro ultimo concurso da folha. ainda tinha que o tema era economia… postei meio pra dar uma chance delas verem a luz do dia, meio por não ter muito mais o que postar… to meio na correria. é capaz de eu ter que dar um tempinho… de todas essas, a unica que eu realmente gostei foi a tira abaixo. e, no fim, ela é só um quadrinho de página na horizontal… mas não ficou tão ruim…

aposto que todo mundo achou que eu ia botar uma imagem de são jorge hoje, né?! HÁ!

obrigado pela visita


13 Responses to “TIRAS DA PESADA!!”


  1. April 26, 2012 at 2:20 am

    Poxa, dog, acho errada essa parada ai. Você deu a entender que quem gosta de tiras é anormal, o que não é verdade… tá ok, não é uma parada tão errada assim.
    Mas eu estava esperando um São Jorge mesmo, sério.

    • April 26, 2012 at 7:32 pm

      men.tira!
      anormal pode até ser… já que eu gsto.
      mas não é errado gostar de tiras. só se forem da pesada.

      dei uma ajeitada pra tirar essa impressão. se ainda tiver
      parecendo que eu to falando mal das tiras me fala.

      e o que voce achou das minhas? só não esculacha! acho que são
      meio confusas e não tem a elegancia que precisava. mas eu gosto!

      eu gosto de são jorge, mas a minha moçada é de são josé…
      meu avô sempre teve um altarzinho em casa pra são josé,
      e sempre soube que meu santo é xangô. aí descobri que os dois
      são o mesmo santo. mas não sou católico. nem macumbeiro.
      só sou fruto do meu meio!

      e eu não quero que me achem o cara dos santos!
      vou parar com essa história de santo. já falei bastante sobre isso,
      senão vão dizer que eu quero virar o paulo coelho, ou coisa do tipo.

      abraço snoope

      • April 26, 2012 at 9:37 pm

        Agora ta melhor.
        Cara, são boas, gostei da terceira. Mas os teus roteiros são muito desenvolvidos para caber em tiras. Tanto que você não consegue fazer um post sem editar algumas vezes… hahaha mas isso não é ruim não.
        Mas poxa, eu, que não sou muito de religião, gosto muito do São Jorge. Não só porque sou corinthiano, mas só a oração desse cara é do caramba.

  2. April 27, 2012 at 3:14 am

    eu fui criado pela avó, né…
    mas o que eu sou não é religioso. não sei o que é.

    eu edito os comentários também!

  3. May 11, 2012 at 11:31 pm

    po dog, suas tiras ficaram bacanas, e o mais legal é que vc conseguiu pirar em construir um conceito de personagens, isso ajudou a dar uma unidade ao trampo. De minha parte você poderia ter ganhado, eu aprticipei também e levei uma nabada hauhauh A última tira é realmente muito boa , mas a segunda, a do balanço, me cativou mais

  4. June 13, 2012 at 3:10 pm

    Porra,faz tempo que não passo por aqui😦 vou separar a madruga de hoje para ler as novas.
    em agosto,vou mandar o meu yuri para vc autografar e um desenho de brinde.

    abrax!

  5. 11 Emilio
    June 12, 2014 at 3:19 pm

    Description: Gory MMOFPS with a heavy focus on building custom weapons.
    Crucial characteristics of this smartphone are its Enterprise-ready safety and IT-grade policies which enable your cellphone to
    be applied for get the job done and play. New smartphones are coming on the market all the time, prompting consumers to do a smartphone comparison between all of the major brands.

  6. July 3, 2014 at 1:08 am

    Samsung looks a bit shallow in the making while i – Phone 5S lacks the novelty that it is
    known for. IR headphones seem to me to be ideally suited for TV use – you
    need to be able to see the TV, so if the base station is on top of the TV,
    the headphones will be able to see it. Samsung packs its new smartphones with either a dual-core 1.

  7. February 21, 2015 at 5:33 am

    Gostei de todas, mas assim como o banheiro selvagem a segunda achei muito boa!!


Leave a Reply

