06
May
10

GRITOS E SUSSURROS

bom dia,

seguindo com a minha lista. ela vai se tornar extremamente nerd logo após este post. acho que eu botei o stalker primeiro só pra disfarçar isso, mas eu quero que a impressão de adolescente que descobre o cinema de gente grande passe logo. então deixo para o começo os dois mais dramáticos (apesar de que o primeiro era uma ficção científica, logo…).

o gritos e sussurros é um filme dramático. é o unico drama puro na minha lista. “por que, sr. dog?”você me pergunta. eu respondo: por que o filme é lindo.
eu fiquei até na dúvida se não botava aqui o “A HORA DO LOBO” que é um filme de terror do bergman (sim… terror do bergman) e também é maravilhoso. mas esse foi o filme que mais me impressiou. são 3 filmes nessa lista que eu considero mais que filmes, as exceções são “akira” e “evil dead” que servem ao papel de filmes para mim, com um aproveitamento maior gerado por memória afetiva* e blablablá. mas este, “GRITOS E SUSSURROS” principalmente, e acima de todos os outros, é uma experiencia.

é um filme que fala através do silencio*.
tem uma sensação de silêncio enorme no filme. o tempo todo você reconhece sentimentos muito sutis, muito pessoais, emoções que voce achava que conhecia a seu respeito e das pessoas que te cercam muito próximas e mais ninguém. dores relacionadas diretamente a atitudes, à presença e ausencia de pessoas amadas*, vitórias e derrotas invisíveis que ninguém fala a respeito mas todo mundo sabe exatamente quem venceu e quem perdeu. e tudo isso fica claro no filme, sem usar nenhum discurso, sem nenhum bate-boca estilo ratinho.

tem uma coisa com a câmera ( que eu acho que o wong kar-wai pegou daí pra usar no “amor a flor da pele” e apesar de genial não chegou perto), que ela confronta os personagens*. comprime aquelas mulheres contra a parede no momento de maior angústia individual, esperando, pressionando até a hora que elas não aguentam e se permitem desabar na solidão, no desespero ou na arrogancia e vaidade. é um confrontamento asfixiante*, a camera está quase presente como personagem, exigindo essa verdade*. e a gente esquece que quem está atrás dessa camera são atrizes e não pessoas de verdade. pessoas que você conhece profundamente bem. nós roubamos, com a permissão do diretor, a intimidade dessas personagens para nós.

coisa fina.

*(com expressões como essa eu vou acabar escrevendo pra veja-rio!!!).

obrigado pela visita.


5 Responses to “GRITOS E SUSSURROS”


  1. 1 Fabiano
    May 7, 2010 at 1:52 pm

    Nerd nada, cultura é algo que enobrece, dignifica e enriquece a alma, nesses tempos em que as pessoas so querem debater sobre BBB, nada mais justo que você mostre suas perolas
    Um abraço.

    • May 7, 2010 at 8:53 pm

      valeu fabiano, eu concordo, mas de uma forma ou de outra eu estou conformado dde ser um nerd velho. é patético mas é sincero. hahhaa.
      forte abraço

  2. May 8, 2010 at 7:10 am

    Essa release me fez lembrar do filme Pudor, mas só vagamente, um filme argentino muito bom. Mas não vem ao caso, e também fiquei afim de ver esse filme depois de ler isso cara!

  3. May 8, 2010 at 4:05 pm

    Vi esse filme já faz um tempo, mas ainda me lembro bem da porrada que foi. Ultimamente tenho visto muito pouca coisa que se aproxime disso. Simplesmente, eu acho, porque filmes assim são raros mesmo, e não tem como cobrar esse tipo de “experiencia” dos produtos multicoloridos em 3D da indústria de cinema-entretenimento etc. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa mesmo.


Leave a Reply

