08
Sep
08

BELA LUGOSI IS DEAD

bom dia,

com esse desenho eu esperava fechar o caixão…. (há!)

a idéia desse ultimo desenho da série era finalmente juntar personagem e cenário e ver o que acontecia. eu não gostei. pelo menos foi o personagem que ficou ruim dessa vez. isso eu consigo melhorar fácil. mas ainda assim vou ter que comer muito feijão com arroz pra ficar um luxo. uma pena, por que eu não vou mais ficar postando cenário atrás de cenário aqui, afinal, a vida continua! (pegaram? cemitério… a vida continua…)

no post anterior o meu caro plinio fuentes me deu uma dica essencial: “…justamente porque o cara não se esmera em super-trabalhar cada quadrinho e consegue envolver o leitor. O negócio é que ele criou um repertório próprio de soluções…” estava falando sobre um quadrinista que se sai muito bem com um estilo simples, o Christophe Blain, elegante e sem firulas. e é fundamental achar uma linguagem pra usar, macetes que facilitem a sua vida. recursos… etc. mas eu achei minha resposta tão boa que repasso a voces, por que tambem tem boas considerações às quais cheguei nesse processo:

“cara, esse cara não floreia mesmo não, mas desenha muito. os detalhes que ele desenha a bordo do navio e as paisagens dele são absurdas, naquele esquema do roqueiro que deixa o cabelo perfeitamente despenteado…
hahaha
ele sabe o que tá fazendo… mesmo esquema é o tayio matsumoto, do preto e branco.
esse é o meu objetivo, nao é nem impressionar, mas tem uns problemas com desenhar cenário que só praticando mesmo. o maior desafio é eu me livrar dos vícios. eu desenho cenário com muito medo, ainda não entendo arquitetura o bastante pra inventar. é isso que tá me fudendo. minha prática envolvia casas com chaminé e prédios que sao blocos cheios de quadradinho pra dizer que é janela…
mas eu to começando a entender o que tem que melhorar. to treinando agora com ambientes menores. UM predio, UMA casa, UMA arvore… daí, na hora de fazer uma cidade eu vou entender melhor como funciona a estrutura de pelo menos um tipo de cada construção, pra poder fazer tosco, mas com sabedoria.”

obrigado pela visita.


0 Responses to “BELA LUGOSI IS DEAD”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

