13
Jun
07

sorria e o mundo sorrirá com voce

pag_13.jpg

bom dia,

como não podia deixar de ser, aí está o desenho finalizado.

no ultimo post, cahamdo de “o processo” eu não falei nada do processo em si e sim do material usado. pois então eis o que faço:

rabisco em um caderno de estudos o layout, já tenho a história toda em pequenos esboços, chamados “thumbnails”, mas na hora de passar pra página eu mudo completamente, por que quando vc está fazendo os “thumbnails” vc está desenhando rápido e não pensa tanto no ritmo da narrativa, só nas imagens que vem à mente, como um filme. assim eu refaço o layout e passo pra página grande. eu não tenho um daqueles papéis sensacionais com as marcas certinhas da página usada na marvel, que seria muito util. mas antes de começar a fazer o “homem sem nome” eu pesquisei e descobri que essas dimensões variam, o miguelanxo prado, o mignola, o taiyo matsumoto, o joe sacco, os gemeos ba e moon e provavelmente qualquer publicação, de autor pra autor, de editora pra editora, usam padrões diferentes, por isso roubei um modelo de um amigo (valeu rafael) e uso como gabarito.

aí eu desenho na página, o mais leve e esboçado possível, marcando o tamanho e posição dos quadrinhos e um esboço selvagem da ação. tento só acertar a anatomia (e raramente consigo). depois disso eu venho c´a régua e marco os limites dos quadrinhos certinho (4 mm de distancia entre um e outro) e defino melhor os personagens, mas não completamente, como vcs puderam ver no post anterior. aí é só mandar nankim na bicha!

espero que seja util a alguém. eu não estava sendo visitado ou levado muito em conta, reclamei e de repente surgiram muitos amigos. ao que agradeço sinceramente. ainda que não seja pela reclamação que se valha conseguir as coisas eu fico feliz que estejam vindo aqui me dar opiniões, fazem diferença e acalmam o espirito.

agora, quero ver quem ganha uma beijoca na testa do dog em pessoa. onde está a homenagem ao mojica escondida nessa página???

obrigado pela visita


8 Responses to “sorria e o mundo sorrirá com voce”


  1. June 14, 2007 at 2:09 pm

    Fantastic line work and shadows. Love that center panel with its cityscape, but that wrecked taxi is nothing to sneeze at either. Keep it up.

  2. 2 Mariana
    June 17, 2007 at 3:34 am

    A homenagem ao Mojica está no último quadrinho, no reflexo do vidro do quadro, onde parece ter uma mão com imensas unhas… acertei?? bjos

  3. 3 Mariana
    June 17, 2007 at 3:35 am

    Reflexo do vidro do CARRO.. melhor dizendo.. rsrs

  4. June 18, 2007 at 12:45 am

    Ficou fueda! Gosto muito desse seu estilo de auto-contraste. As sombras são usadas mais pra dar expressão, criar uma atmosfera, do que pra dar “realidade” ao desenho. Agora só falta publicar! (ou já tá publicado?)

  5. June 18, 2007 at 10:39 pm

    Muito bom em pb tb.
    Mas ainda gosto daquele traço mais solto,será que em quadrinho ñ dá pé?
    abs!

  6. June 24, 2007 at 6:49 pm

    cara, gosto muito desse blog. ver o work in progress de uma obra em quadrinhos é fascinante. acaba rolando uma identificação: muito do que tu diz é comum a quem se mete a desenhar. e seu traço é foda d+. Essa hq vai sair onde?

  7. July 15, 2007 at 7:19 pm

    Oi daniel, tudo bom contigo?

    Eu bem ví Harry potter, e achei irado além da conta! Achei muito bom mesmo, só perde do terceiro filme, que é o meu favorito.

    Bruxinhas descabeladas, adolecentes emburrados,
    mortes e um quê de filme de terror,
    estou gostando muito de como eles tão conduzindo a série.

    Vou ficar triste quando acabar, mas ô tem jeito?

    Lindos seus desenhos estão bem mais maduros.
    beijão da velha amiga
    -jojo


Leave a Reply

