26
Apr
07

a primeira página

pag_01.jpg

bom dia,

nem tudo nessa página está lindo e tal. mas eu gosto do resultado em geral. o desenho podia estar mais caprichado em alguns quadrinhos, as áreas de preto ainda não são geniais mas quando eu comecei a desenhar isso, eu realmente não achava que eu ia ter coragem de mostrar a ninguém. e acredite, mostrar tem sido meio doloroso. o medo de usarem minhas poucas idéias e de (pior) acharem que nem minhas idéias valham ser usadas, é aterrador.

quanto à diagramação, eu escolhi fazer uma coisa sem firulas, já passei por aquela fase que a gente faz as páginas que nem revista dos x-men, com uma diagramação louca e cheia de ação. não que não seja uma diagramação divertida mas vi que não é pra mim. ou eu to ficando velho e chato, ou simplesmente não tenho capacidade de fazer uma boa composição com um monte de quadrinho sobreposto e cortes na diagonal. não é pra mim.

o que eu tento pra não ser completamente velho é perceber onde é necessário usar o silencio no roteiro e às vezes eu crio piadinhas que o fidel não tinha escrito, isso me diverte e me dá alguma autoria na budega. tava lendo o segundo volume dos “mortos vivos” ontem e fiquei muito triste com a mudança de desenhista. o cara novo não respeita as pausas de suspense da história. ter pressa de acabar a história ou economizar desenho é tosco.

eu uso a diagramação chata de caras como o daniel clowes e o charles burns como referencia. acho que não tem nada de errado nisso. eu to mais pra charlie brown que pra calvin e haroldo. e por mais que eu seja fã da diagramação do mignola, e que ele use a página como um relógio, onde vc sente pela disposição dos quadrinhos, pelo numero de balões e áreas de preto o tempo que a história acontece, eu não tenho essa manha, talvez eu venha a ter com a experiencia, mas seria uma puta pretenção tentar dominar todos os aspectos da confecção de um bom quadrinho na primeira tentativa. por isso, fico com minha diagramação careta.

obrigado pela visita!


2 Responses to “a primeira página”


  1. 1 Luanna Kupfer
    April 27, 2007 at 3:02 am

    Vc desenha muito! Adorei!


Leave a Reply

